domingo, 7 de agosto de 2011

Lâmpada incandescente

Vários inventores, antes do ano de 1879, tentaram fazer a lâmpada incandescente. Em 1802, Humphry Davy construiu a primeira fonte luminosa, mas não se concretizou uma lâmpada. Joseph wilson, no ano de 1878, lançou a primeira porém sem muita utilidade por não ser proporcional para, por exemplo, uso doméstico. Com isso não teve sucesso e nem muita repercução.
Mas foi Thomas Edison, nascido no estado do Ohio-EUA no ano de 1847 que conseguiu a façanha de fazer uma lâmpada proporcional para uso doméstico, lançada em público no ano de 1879 que aos poucos foi substituindo os lampiões na área doméstica.
Mas Edison queria mais, pois a lâmpada não tinha grande durabilidade de luz acesa,ele visava projetos para que a ela tivesse uma durabilidade maior. Edison resolveu cobrir os filamentos com bulbo de vidro para isolar o oxigênio e, utilizando algodão carbonizado conseguiu fazer 40 horas ininterruptas de luz. Para conseguir isso ele fez muitas experiências,até bambu passou pela lâmpada de Edson.
Em seus 84 anos de vida, Edson criou também a vitrola e a câmara de cinema
<><><><><>  <><><><><>  <><><><>
Thomas Edison (1847-1931)

Nascido no estado de Ohio-EUA,família pobre,seu pai  era  marceneiro,carpinteiro ,negociava imóveis e vendia bugigangas pelas ruas.já sua mãe era professora,teve vida tumultuada na parte de filiação teve sete filhos 3 morreram ainda pequenos,Edison era o caçula,e nasceu com problemas de audição,que foi se agravando com o tempo.
Edison tinha dificuldades na escola,estudou pouco tempo e parou de frequentar a escola,mas não deixou de estudar,pegava os livros de ciência que sua mãe tinha para estudar,com o tempo abriu um pequeno laboratório no sótão da sua casa,onde era perigoso,pois algumas experiências botava em risco a sua casa.Edison fazia biscates vendia coisas nas ruas,como seu pai,consegue um lugar em um trem onde consegue um vagão para poder guardar algumas coisas e outro para ser seu laboratório.A doença que edson tinha nos ouvidos se agravou,e ele nessa época fica surdo.
Ele aprende o código morse e construiu telégrafos artesanais,Ele monta um jornal,onde ele faz tudo desde escrever,até vender pelas ruas.Edson inventa uma máquina de votar,sem sucesso.Aos 21 anos se muda para nova iorque,lá ele inventa  um indicador  automático de cotações da bolsa de valores,ele vende sua invenção por 40 mil dólares, e assina um contrato pela Western Union.Edison se casa e tem 3 filhos,sua esposa morre,depóis se casou de novo e teve mais 3 filhos.
Aos 29 anos,já era famoso,ele constrói um super laboratório,e se junta com outros cientistas.Um ano depois descobre o fonógrafo,com 31 anos descobre a lâmpada incandescente,depois ,abre uma fábrica de impressoras telégrafas,Edison aperfeiçoou o telefone, com tantas invenções.
Até 1929,seu laboratória tinha registrad mais de mil invenções,em 1931 falece no estado  de nova jersey-EUA.Com tantas façanhas ele foi considerado um dos maiores inventores de todos os tempos.





<><><><><>  <><><><><>  <><><><>
Lâmpada incandescente de Edison.






Giovani Henrique Metz

Nenhum comentário:

Postar um comentário