Desde muito cedo a humanidade sentiu a necessidade de calcular e para isso criaram objetos que pudessem auxiliá-los como, por exemplo, o ábaco, a calculadora e mais tardiamente o computador. Esse, além de calcular, armazena e processa dados.
Konrad Zuse foi o responsável pela criação do primeiro computador. Porém, os projetos ficaram parados por um tempo o que, concedeu aos americanos a chance de projetarem algo.
Harvard Mark I, assim chama-se o computador criado pela universidade de Harvard juntamente com a marinha americana. Essa criação ocupava aproximadamente 120m³.
Ao mesmo tempo, o exército americano projetava algo semelhante, com a supervisão de J. Presper Eckert e John Mauchy. No dia 14 de fevereiro de 1946, eles inauguraram o primeiro computador de válvulas que se denominou ENIAC. Ele tinha o dobro do tamanho do Mark I, pesava 27 toneladas, media 5,50 x 24,40m e consumia 150kw. Mesmo com refrigeração, quando ligado, elevava a temperatura ambiente à 67º.
Mais tarde, John Von Neumann sugeriu montar o computador de forma semelhante ao sistema nervoso central. Isso iria gerar rapidez e versatilidade.
O ENIAC se envolveu em vários outros projetos mas, o computador moderno já estava criado. Nos dias de hoje essas maquinas estão fortemente inseridas em nosso cotidiano, tanto que as encontramos em qualquer lugar e, sem dúvida, temos nelas um recurso de grande valia, se usadas adequadamente.
Ingrid Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário