segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Avião

Desde muito cedo, o ser humano sempre sonhou em voar. Como exemplo, até mesmo, Leonardo da Vinci arriscou-se a desenhar um avião, no século XV.
Em agosto de 1883, John Joseph Montgomery voou, com um planador que é mais pesado que o ar. Mas a invenção só voava com a força do vento.
Na verdade há controvérsias no nome do criador do primeiro avião. No Brasil, acreditamos que tenha sido Santos Dumont mas, na maior parte do mundo reverencia-se os irmãos Wilbur e Orville Wright. Eles voaram a primeira vez em 1903, com o auxílio de uma catapulta para obter impulso, também não existiam testemunhas confiáveis.
Já Dumont, voou no ano de 1908 com o 14 Bis, sem ajuda de instrumentos e na presença de moradores e da imprensa francesa.
O avião, na realidade foi testado nas guerras da Europa e o primeiro vôo comercial aconteceu só em 1919 entre os EUA e o Canadá.
Nos dia de hoje, além de estar presente em guerras e na questão do comércio, o avião é um dos principais e mais seguros meios de transporte.
Imagem do 14 Bis, avião criado por Santos Dumont


Alberto Santos Dumont nasceu no distrito de Barbacena em minas Gerais. Filho de Henrique Dumont e de Francisca Santos Dumont. Dumont era fascinado por máquinas então, seu pai o direcionou para os estudos da mecânica, fisíca, química e eletrecidade.
Em 1891, Alberto, com 18 anos, foi para a França completar seus estudos e perseguir seu sonho de voar.
Entre tantas alegrias e tristezas vivenciadas, Santos Dumont, se suicidou no dia 23 de julho de 1932, na cidade de São Paulo.
Ingrid Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário