domingo, 14 de agosto de 2011

Radioatividade

A descoberta da radioatividade por Henri Becquerel , em 1896, deu o primeiro passo no desenvolvimento da Física Nuclear, culminando com a produção de elementos radioativos artificialmente.
Becquerel observou, depois de guardar um pedaço de minério dentro de uma gaveta onde havia um pacote de chapas fotográficas virgens, que elas haviam sido expostas à luz, apesar de estarem dentro da gaveta e embrulhadas em papel negro. Após investigações, Becquerel concluiu que a exposição das chapas se devia às radiações emitidas pelo minério.
Assim como aconteceu com muitas outras descobertas no campo da Física, as radiações foram encontrando várias aplicações, como por exemplo, na medicina, indústria, agricultura, arqueologia e pesquisa científica.
Uma das aplicações que é bastante conhecida e utilizada é a radioterapia que é uma aplicação das radiações na medicina. É usada principalmente no tratamento de tumores e se baseia no fato de que normalmente as células normais têm maior poder de recuperação que as células cancerosas.
A radioterapia pode ser feita com raios X ou com radiograma, uma radiação muito mais penetrante que os raios X, emitidas por fontes radioativas.

 

Janaína Dupont

Nenhum comentário:

Postar um comentário